Deputado Halum

Médico Veterinário, nascido em 10 de março de 1954, na cidade de Anápolis (GO), sua trajetória no Tocantins remonta o ano de 1972, quando a rodovia BR-153 ainda era estrada de chão. Em 1988, iniciou a carreira política, quando se elegeu vereador por Araguaína. Chegou a Palmas em 1995, onde ocupou o cargo de Diretor de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Tocantins por dois anos. Em 1996 foi eleito prefeito interventor de Araguaína.  Em 1999 assumiu a Presidência do Ruraltins, em 2002 quando eleito Deputado Estadual. Ele presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2005/2006, foi líder do governo, vice-presidente do Parlamento Amazônico e presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale). Em 2006 foi novamente reeleito Deputado Estadual. Em 2011, César Halum chegou ao seu primeiro mandato como Deputado Federal, sendo reeleito em 2014. Halum acredita na força da educação e da cultura, como fator de transformação social. Com o pensamento sempre à frente, busca os meios para melhorar o trabalho e a renda de todos e, assim, contribuir para o progresso continuo das pessoas e do Estado do Tocantins. César Halum é casado com Grácia Maria Teixeira Halum e pai de Flávia, Fernanda e César Henrique.

 

O parlamentar foi empossado em 2014, membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), por conta da publicação de três obras literárias: Municípios Tocantinenses, suas origens, seu nomes (2008), que conta a história do nascimento de cada município, a partir de documentos e relatos orais de moradores; Leis Ambientais do Tocantins (2009), que reúne a legislação ambiental no Estado e A Verdade sobre o Tocantins (2011) publicada com o objetivo de informar a população tocantinense sobre a realidade do Estado no que se refere aos indicadores econômicos e sociais.

 

Na Câmara dos Deputados, Halum preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia e a Frente Parlamentar pela qualidade da Hotelaria Brasileira. Este ano foi designado membro titular das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Comissão de Defesa do Consumidor e Comissão de Esporte.

 

Prêmios

  • Título, Amigo e Representante dos Estudantes Secundaristas do Tocantins, União da Juventude Estudantil Secundarista do Tocantins, 2005; Título, 
  • Destaque Empresarial, Instituto Brasileiro de Publicidade e Pesquisa, Araguaína, TO, 2005; 
  • Título, Pioneiros do Tocantins, Instituto Brasileiro de Publicidade e Pesquisa, Palmas, TO, 2006; 
  • Medalha Tiradentes, Polícia Militar do Tocantins, Palmas, TO, 2005; 
  • Medalha do Mérito Legislativo Newton Miranda, ALEPA, Belém, PA, 2009; 
  • Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico, ALGO, Goiânia, GO, 2009; 
  • Medalha do Mérito Legislativo Estado do Amazonas, ALEAM, Manaus, AM, 2008; 
  • Prêmio Destaque do Ano, Jornal O Norte, 2005; 
  • Diploma Amigo da Marinha, Marinha Brasileira, Brasília, DF, 2006; 
  • Medalha de Honra ao Mérito, Juventude 2008, Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude, Palmas, TO, 2008; 
  • Medalha de Honra ao Mérito, Empresa Brasileira de Pesquisa Política, Revista Pesquisa, Araguaína, TO, 2009;